terça-feira, 20 de abril de 2010

biodiversidade e devastação

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.

Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.

Outra definição, mais desafiante, é "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:

diversidade genética - diversidade dos genes em uma espécie.
diversidade de espécies - diversidade entre espécies.
diversidade de ecossistemas - diversidade em um nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.
A diversidade de espécies é a mais fácil de estudar, mas há uma tendência da ciência oficial em reduzir toda a diversidade ao estudo dos genes.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade
Devastaçao da Biodiversidade:
Cientistas estão descobrindo que mesmo o baixo nível de exposição a pesticidas pode prejudicar a fundação imunológica na vida selvagem (como anfíbios, por exemplo). O especialista dos EUA, Dr. Kevin Zippel, declarou que a devastação das espécies de sapo hoje é comparável a extinções em massa dos dinossauros.

Atualmente mais de 1.800 espécies de anfíbios estão ameaçadas, com a crescente evidência de que muitas de suas doenças são provocadas por pesticidas.

O professor Vincenzo Girolami, entomólogo da Universidade de Padua, descobriu que mesmo baixos níveis de um neonicotinoide, um tipo mais novo de pesticida que se acreditava mais seguro à vida selvagem, ainda afetam animais como sapos e abelhas, já que máquinas de semear ou outros aparelhos misturam as nuvens de produtos químicos na atmosfera.

Morcegos também podem estar em declínio em decorrência da ação de pesticidas. Pelo menos um milhão deles morreram na América do Norte desde 2006, de uma infecção de fungos chamada síndrome de nariz branco. Agora, cientistas avaliam o papel dos pesticidas como contaminantes ambientais que suprimem o sistema imunológico dos morcegos.

Outro exemplo de uma prática que causa dano aos animais e à Terra é o uso de pesticidas químicos. Mais de 5 bilhões de libras de pesticidas são usados pelo mundo inteiro todos os anos, mas somente 10% destes produtos químicos podem atingir as áreas a que são destinados. O restante deles vai para o ar e as águas e está ligado à causa de problemas desde câncer em humanos e animais até à morte de zonas oceânicas.

Na Europa, um pesticida é a causa da morte de bilhões de abelhas do continente e outros fazem as cascas de ovos de pássaros ficarem mais finas, resultando na morte dos filhotes, já que as cascas racham e quebram antes de o bebê estar pronto para nascer.

Já que o cultivo vegano orgânico não usa pesticidas e não tem nada a ver com a criação de animais, nem com a produção de leite, nem com tipo nenhum de atividade prejudicial desse tipo, ele poderia ser chamado de prática da compaixão, alinhada com o céu, com os valores que repercutiram em tantas vias espirituais e ensinamentos religiosos. A dieta vegana orgânica é a melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário